Seu restaurante pede por Inteligência de Negócios


Sem uma boa estratégia é impossível alcançar bons resultados. Para resolver essa questão, seu restaurante precisa de inteligência de negócios.

Dois atributos indispensáveis que garantem a assertividade nas decisões estratégicas: confiabilidade e agilidade.

Esses quesitos só são alcançados quando um negócio, no caso seu restaurante, souber analisar dados e arrancar deles respostas para compreender cenários e explorá-los colhendo lucros, tudo isso de maneira inteligente.

 

 

Para produzir dados de maneira estratégica

 

Na hora de fazer a avaliação do atendimento, dos serviços e dos produtos do seu restaurante, é importante seguir um planejamento que conduza para um norte.

11 perguntas para a construção de questões norteadoras para seu restaurante tendo em mente a inteligência de negócios:

1 – Quais respostas você está procurando?

2 – Quais os objetivos você espera alcançar a partir da avaliação?

3 – De quem você quer ouvir essas respostas? Que cliente é esse?

4 – De que forma você irá coletar as respostas do seu público-alvo?

5 – Como essas respostas serão trabalhadas? Quais critérios e pesos serão usados?

6 – Quais áreas do seu restaurante precisam ser avaliadas? Todas?

7 – De que forma essa análise será disponibilizada?

8 – Quais serão os encaminhamentos práticos das principais conclusões?

9 – Qual o cronograma das ações a partir de então?

10 – Quais equipes e profissionais serão envolvidos?

11 – Qual orçamento será empregado na iniciativa?

 

 

Levantamento de informações

 

O primeiro passo para traçar uma estratégia que possa representar a inteligência do seu negócio, do seu restaurante, é definir um instrumento para a coleta dos dados desejados.

Existem inúmeras formas de fazer esse levantamento: por meio de um questionário, enviando e-mails para o público-alvo, através de uma pesquisa de opinião, contato por telefone etc.

Esse será o momento de identificar com precisão quais são as impressões do público sobre seu restaurante: suas expectativas, elogios, reclamações, sugestões etc.

O ideal é definir um foco para a pesquisa e a partir de então delimitar pesos para as questões. Outra dica extremamente importante é a de não interromper a experiência do cliente dentro do estabelecimento para responder tal questionário. A hora da refeição é sagrada!

 

 

O tratamento das informações

 

Planejamento encerrado. Pesquisa aplicada. Dados coletados.

E agora, o que fazer com toda essa informação valiosa?

Bom, agora é a hora de analisar com cuidado todas as informações que foram coletadas diretamente do seu cliente final.

Existe um valor muito grande quando a opinião coletada vem diretamente do cliente. Para uma estratégia de inteligência de negócios, essa característica é fundamental, já que todos os caminhos a partir de então serão traçados a partir de informações que vieram diretamente de quem é o grande responsável por comprar seu produto.

A análise de todas essas informações consiste em fazer um paralelo entre os objetivos que seu negócio deseja alcançar juntamente com aquilo que agrada e o que não agrada seu cliente. Há compatibilidade entre uma coisa e outra?

Os bons resultados, a lucratividade e o crescimento da receita do seu restaurante passam necessariamente pela aprovação de quem paga a conta ao passar pelo caixa.

 

 

Seu restaurante perde ao não coletar feedbacks dos clientes

 

Na prática, os riscos que seu restaurante corre ao ignorar o feedback do público são:

  • Desenvolver produtos desalinhados com a necessidade e preferência do cliente;
  • Extrapolar o tempo de resposta desejado pelo cliente;
  • Perder a oportunidade de preencher uma lacuna;
  • Deixar de diferenciar-se em seu ramo de atuação;
  • Não conseguir fidelizar e abrir novos mercados;
  • Não identificar um parceiro estratégico;
  • Perder as chances de ver sua rentabilidade crescer;
  • Não ser certeiro nas decisões estratégicas.

 

O feedback é um assunto sério e precisa ser encarado de maneira profissional, sólida e permanente. Inteligência de negócios tem a ver com encarar todas as ações como parte da estratégia de crescimento do seu restaurante.

 

 

Um restaurante mais competitivo

 

Quando a gestão de um restaurante possui clareza sobre seu posicionamento no mercado e sobre o que seu cliente espera, ela acaba indo além das entregas óbvias e alcança a precisão de oferecer serviços e produtos perfeitamente alinhados às expectativas, ou até mesmo superando-as.

Oferecer um atendimento, um cardápio ou um ambiente que nenhum outro concorrente oferece só é possível quando os horizontes das possibilidades são ampliados, como por exemplo, conhecer seu cliente a fundo, e com inteligência.

Isso nada tem a ver com mágica. Trata-se apenas de inteligência de negócios na coleta, na análise e na aplicação das informações vindas diretamente da clientela.

No meio de um mercado tão competitivo, se destacar da maioria é ocupar um lugar ainda sem dono e, portanto, alcançar resultados inéditos, reservados para quem sai na frente.

Ou seja, comece agora mesmo!

 

 

Responder ao mercado com agilidade e inteligência

 

Restaurantes que optam por conhecer melhor seus clientes ganham três incríveis capacidades vantajosas:

1 – Ter a condição de prever movimentos no mercado, previamente;

2 – Ter a capacidade de se esquivar de riscos, antes de cair dentro deles;

3 – Responder rapidamente todas as mudanças de mercado.

Nos tempos atuais, com ampla concorrência, tecnologia sempre em velocidade e meios de comunicação disponíveis a todos, a agilidade é uma das exigências para se destacar no mercado.

Portanto, seu restaurante precisar se capacitar com inteligência para suprir essa exigência dos novos tempos.

A velocidade das mudanças dos cenários também influencia qualquer modelo negócio e força sua capacidade de adaptação. Esse é um dos fatores mais estratégicos da coleta de informações sobre seu público.

 

 

Nós podemos ajudar!

 

O Almoço Grátis inova ao oferecer a metodologia de Cliente Oculto dentro de uma nova roupagem, mais prática, moderna, eficiente e que promove uma experiência simultânea entre estabelecimento e clientela, através da possibilidade de atuar com clientes reais e o reembolso de seus gastos.

O mecanismo já testado e reconhecido internacionalmente por sua eficácia em oferecer uma fórmula bem-sucedida de feedback, agora ganha, via Almoço Grátis, um formato muito mais adequado às novas maneira de consumir e avaliar. Inteligência de negócios para restaurantes é isso.

 

Sua necessidade: Conhecer seus clientes a fundo, para entregar atendimento, produtos e serviços de qualidade e aumentar seus resultados.

Nossa solução: Com Almoço Grátis, você pode contar com uma avaliação feita por clientes alinhados ao perfil do seu estabelecimento. A credibilidade da pesquisa está justamente nesse ponto: os avaliadores serão seus clientes finais. Este método não se baseia em análises genéricas das redes sociais ou pessoas contratadas para tal finalidade, que no fim das contas vão apresentar relatórios distantes do que seu cliente realmente pensa.

 

Sua necessidade: A condição de realizar uma análise rica, precisa e voltada para resultados.

Nossa solução: Todas as avaliações passam por um controle de qualidade e as que não são preenchidas corretamente são descartadas. A confiabilidade do serviço é superior a de pesquisas internas feitas com grande margem de erro. Para beneficiar seu negócio, o conteúdo das avaliações precisa ser auditado com inteligência, sempre visando entregar dados efetivos e que possam ser úteis de verdade para as tomadas de decisão.

 

Sua necessidade: Não atrapalhar a experiência do cliente e ao mesmo tempo incentivá-lo a participar.

Nossa solução: Seu cliente vai fazer a avaliação quando já estiver em casa, garantindo sua isenção para responder as questões com liberdade e sem atrapalhar sua refeição ou momento de lazer. Ele também poderá receber descontos reais no valor que consumir em seu restaurante.

 

Sua necessidade: No momento, você não quer e não pode gastar muito dinheiro com uma pesquisa de satisfação.

Nossa solução: Em termos de uma pesquisa qualitativa, Almoço Grátis é o melhor custo benefícios para aumentar a qualidade do seu estabelecimento, de maneira inteligente, onde tanto o restaurante quanto o cliente saem ganhando.

 

 

Gostou e quer conhecer mais agora mesmo?

Solicite uma demonstração da AlmoçoGrátis para o seu restaurante

Comente esse post

Os comentários são de responsabilidade única dos autores