Os clientes do seu restaurante voltam?


Será que existe uma fórmula pronta para fidelizar os clientes do seu restaurante?

Na verdade, o que existe mesmo são estratégias que funcionam.

 

 

Será que você conhece bem quem você quer fidelizar?

 

Conhecer o perfil do seu cliente é fundamental para que suas ações sejam compatíveis com suas escolhas, hábitos e preferências de consumo.

  • O que você sabe sobre seu cliente?
  • Ele é solteiro? Ou costuma sair com a família?
  • Qual o perfil socioeconômico?
  • Ele é vizinho do seu restaurante?
  • Ele tem carro? Necessita de um estacionamento?
  • Procura por um serviço personalizado, de alto nível?
  • Prefere um ambiente mais intimista, com o restaurante mais vazio e tranquilo?
  • Ou gosta de agitação e de conhecer pessoas novas?
  • Ele tem filhos? Quer um restaurante com espaço reservado para crianças?

 

As questões acima servem como exemplo de informações importantes que precisam ser definidas e que vão direcionar as estratégias de fidelização.

Conhecer os hábitos, os medos, os anseios e os valores do cliente é o primeiro passo para que seja possível construir uma abordagem que vá além de práticas vazias ou fora da curva do seu plano de negócio.

O cardápio, o ambiente e o atendimento do seu restaurante precisam ser pensados com foco no público-alvo, mas não no sentido genérico do termo, é imprescindível saber para qual cliente está se falando.

 

 

Uma comida excepcional

 

Pode até ser possível perdoar erros de alguns dos serviços de um estabelecimento, como, por exemplo, algum aspecto do ambiente ou até um descuido pontual do atendimento.

Agora, quando o desafio é o de fidelizar clientes em um restaurante, então existe uma regra que está acima de todas:

Você não vai poder falhar com a comida!

 

Dificilmente o um novo cliente levará uma boa impressão do seu restaurante se uma dessas três situações acontecer:

1 – Um prato chegar frio;

2 – Um prato fora do padrão;

3 – Um prato esteticamente desagradável.

Seu cliente é um potencial embaixador do padrão de qualidade da cozinha do seu restaurante. Sendo assim, é melhor que ele seja um agente do bem e não do mal. Se a comida estiver boa, ele vai falar bem; se estiver ruim, ele vai falar mal.

Só é possível fidelizar clientes de restaurante quando essa estratégia passa pela gastronomia.

 

 

Que tal adotar um programa de pontos?

 

Dentro das possibilidades de uma estratégia para fidelizar clientes de restaurante, um bom caminho é do de elaborar dinâmicas que possam fazer o cliente voltar após uma primeira visita.

Adote um programa de pontos!

A ideia é simples: quanto mais o cliente consome, mais pontos ele acumula e então poderá trocá-los por benefícios que podem ser descontos, brindes ou receber algum produto especial em casa.

Para esse tipo de dinâmica, a tecnologia é a melhor aliada. Ofereça para seus clientes um aplicativo para que ele possa acompanhar o acúmulo de pontos e ainda interagir com conteúdos interessantes sobre seu restaurante ou temas em geral relacionados à gastronomia.

 

 

As crianças são bem-vindas!

 

Sua estratégia para fidelizar clientes aí em seu restaurante não pode deixar as crianças de fora.

As crianças são importantes e influenciam na tomada de decisão de toda a família, sobretudo quando se trata do segmento de alimentação fora do lar.

Um espaço reservado para crianças fará com que seu estabelecimento seja muito mais competitivo e essa é com certeza uma boa estratégia para a fidelização de clientes.

No entanto, não se esqueça: atender o público infantil não é apenas uma questão de estruturar seu espaço adaptando um playground.

Crianças também comem!

Crie opções especiais para elas e insira em seu cardápio. Com planejamento e atenção, é possível oferecer um serviço completo para todos os membros de uma família. Fidelizar clientes em seu restaurante é atender as mais diferentes demandas e perfis, sem fugir da segmentação do seu negócio.

 

 

Construa um valor forte para seu restaurante

 

  • Se você pudesse resumir seu restaurante em uma palavra ou frase, qual seria?
  • Qualidade? Sabor? Surpresa? Atendimento? Aconchego? Preço justo?
  • O desafio de fidelizar clientes de restaurantes pode ser alcançado quando tudo aquilo que for oferecido tiver um potencial de atingir os sentimentos do público.
  • Qual sensação o público levará com ele após passar algumas horas em seu estabelecimento? O que ele levará guardado na memória? Que tipo de afeto seu restaurante estimula?
  • Ajuste cardápio, atendimento e ambiente de modo a construir um conceito bem amarrado, que possa trazer para a realidade todos os valores do seu negócio.
  • Comunique isso de forma clara e diferenciada.

Fidelizar clientes em um restaurante é a garantia de aumentar e manter os bons resultados.

 

Quer aprender ainda mais sobre como fidelizar seus clientes? Baixe agora nosso Kit Ferramentas Indispensáveis para Gestão de Restaurantes.

Comente esse post

Os comentários são de responsabilidade única dos autores