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10 estratégicas de marketing para seu restaurante


Estratégias certeiras de marketing para restaurantes é o melhor caminho possível para quem busca por bons resultados.

Do que adianta ter bons pratos, um atendimento perspicaz, uma excelente localização, se todos esses fatores não são usados estrategicamente para atrair novos clientes e aumentar os lucros?

O Instituto de Foodservice Brasil apresenta dados animadores:

 

CRESCIMENTO:

Em 2016, o segmento de alimentação fora do lar teve um crescimento de 7,7%, isso em um ano de recessão econômica.

 

LUCROS:

R$230 bilhões é a estimativa de faturamento do setor em 2019.

 

Para uma estratégia de sucesso na elaboração de ações de marketing para restaurantes, o empreendedor precisa ficar atento e perceber o potencial que cada detalhe possui para transformar pequenas práticas em grandes resultados.

Elaboramos uma lista poderosa com 10 estratégias de marketing para você divulgar seu restaurante do jeito certo.

 

 

1 – Mostre o seu diferencial

 

a) No que seu restaurante é referência?

b) O que o destaca?

c) Quais as particularidades?

 

Toda estratégia de marketing para restaurantes precisa vir acompanha com o respaldo da qualidade do produto e/ou do serviço que ela vai mostrar para o público.

A qualidade é um fator relevante para clientes, pois é o elemento que marca a diferença entre as melhores marcas e aquelas de “segunda linha”.

  • Que imagem seu restaurante quer passar?

Quando uma empresa consegue alinhar preço e qualidade de maneira satisfatória, imediatamente ela passa a ocupar um lugar de destaque dentro da vantagem competitiva em relação à concorrência. Dessa forma, o caminho para o sucesso será trilhado a passos largos.

 

 

2 – Promova festivais e eventos

 

O mercado de alimentação fora do lar possui um leque de conceitos que podem ser utilizados como carta na manga nas estratégias de marketing para restaurantes.

A promoção de festivais e eventos é uma delas.

Um dos maiores eventos desse tipo no Brasil, o Restaurant Week, é um bom exemplo. De acordo com dados dos organizadores, o movimento nos restaurantes cresce até 35% durante o evento.

De acordo com Fernando Reis, organizador do Restaurant Week: “As pessoas se encorajam justamente porque têm uma referência de quanto vão gastar. Você sai de casa sabendo que vai se alimentar bem, com um preço fixo, que é quase 50% menor do praticado geralmente pela maioria dos restaurantes.”

A realização de eventos e festivais sempre acaba chamando a atenção de novos clientes para o estabelecimento, além de fazer com que o nome do restaurante apareça em diversos canais de mídia e que esteja no boca a boca de todas as pessoas que se interessarem pelo festival. 

 

 

3 – Participe de Clubes de Benefícios e Compras Coletivas

 

Cupons de desconto são ótimos aliados de uma estratégia de marketing para restaurantes.

 

Motivo:

Pessoas adoram promoções.

 

Portanto:

São convencidas a consumir a partir do desconto que ganharão.

 

Consequência:

As pessoas vão até o restaurante consumir.

 

Efeito positivo:

Se elas gostarem dos pratos, do atendimento e do lugar, certamente voltarão e indicarão para outras pessoas.

 

O Cuponation é um site que agrega cupons a vários estabelecimentos e está fazendo um grande sucesso nos Estados Unidos. A cofundadora e CEO do site faz uma análise precisa entre o novo perfil de consumidor e a real possibilidade de pagar menos para comer o que gosta:

"Vimos um crescimento bem grande no número de ofertas de cupons de desconto. A loja que não oferece cupom de desconto está em desvantagem hoje em dia, porque o consumidor gosta de pesquisar, economizar e encontrar vantagens"Maria Fernanda de Azevedo, CEO da Cuponation.

 

 

4 – Garanta a presença do seu restaurante em redes sociais de localização e avaliação

 

Uma importante dica capaz de aperfeiçoar qualquer estratégia de marketing para restaurantes:

ESTIMULE SUA CLIENTELA A FALAR BEM DE VOCÊ!

As mídias sociais são o boca a boca do século XXI e são aliadas poderosas na hora de reforçar uma imagem positiva para seu estabelecimento.

Yelp, Kekanto, Foursquare e TripAdvisor são alguns dos aplicativos/sites baseados na geolocalização dos usuários.

 

Quatro vantagens dessa estratégia:

  1. É possível divulgar promoções e ofertas por esses canais;
  2. Restaurantes bem avaliados são sugeridos para as pessoas;
  3. Ao fazer check-in em seu estabelecimento, o cliente estará influenciando seus amigos nas redes sociais, que poderão fazer o mesmo e influenciar outras centenas de pessoas;
  4. Esses sites e aplicativos servem como referência para turistas que estão na sua cidade.

 

 

5 – Aposte num atendimento personalizado

 

Atendimento de qualidade e personalizado é consenso em qualquer estabelecimento na hora da estabelecer as diretrizes das estratégias de marketing para restaurantes. O foco sempre será o de agradar o público.

  • Para o público do seu restaurante, o que é um atendimento de qualidade?

Para responder essa pergunta com precisão, o melhor caminho é conhecer a fundo seu público:

  • Realizar estudos prévios sobre o público-alvo;
  • Entender o perfil econômico e sociodemográfico;
  • Saber dos problemas e necessidades desse público.

Atendimento personalizado X Atendimento padronizado: qual a medida certa?

É sempre bom quando uma marca entende a importância de criar seu próprio padrão de atendimento. Assim, todas as vezes que o cliente visitar uma de suas unidades, ele saberá como será atendido e essa previsibilidade cria vínculos positivos entre negócio e cliente.

No entanto, é importante dar liberdade e até estimular a performance dos garçons para que possam construir, a partir da personalidade e jeito de ser, uma certa elasticidade dentro desse padrão estabelecido pelo restaurante, se adaptando a cada cliente, para que esses usuários possam se sentir únicos e especiais.

 

DICA IMPORTANTE: Crie uma experiência diferente para o tempo de espera.

 

Já ouviu falar no termo Gestão da Fila de Espera?

A fila ou um momento de espera precisam de muita atenção, pois essas experiências, muitas vezes inevitáveis, podem se transformar num fator negativo e até passar uma impressão ruim do restaurante, provocando desistências.

 

O LUGAR DA ESPERA: Crie um ambiente agradável para a área de espera, com um controle da temperatura ambiente, cores mais calmas. Construa um universo aconchegante, todo voltado para ser o contraponto da ansiedade de quem está aguardando.

O MOMENTO DA ESPERA: Ofereça distrações, pequenas amenidades: alguém oferecendo um cafezinho ou uma TV ligada num canal agradável. Sempre use a criatividade, desde que com uma iniciativa compatível com a proposta do restaurante.

O SENTIDO DA ESPERA: Se o cliente está esperando, se não for por conta de algum erro de atendimento, então é porque muitas pessoas estão frequentando seu estabelecimento. Esse sucesso precisa ser respaldado pela qualidade da experiência completa que o cliente terá enquanto ele estiver consumindo. O ideal é que no final ele nem se lembre da espera ou que ela se torne algo pequeno, irrelevante, diante de toda a sua trajetória de consumo naquele dia.

 

 

6 – Eleja o prato “Boi de piranha”

 

O prato “boi de piranha” é um elemento importante que ajudará a construir o sucesso de uma estratégia de marketing para restaurantes.

Mas, o que é isso, afinal?

É um prato feito para atrair as pessoas, que é vendido com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo. Ele será o responsável por levar os clientes a consumirem outras coisas que vão aumentar o ticket médio no final das contas.

 

 

7 – Invista no treinamento dos funcionários

 

Funcionários são embaixadores da sua marca. Essa deve ser a visão consenso dentro de sua empresa, e é importante que seja seguida por todos, dos sócios a todo o RH presente.

Uma equipe que se sente parte do ofício no qual ela faz parte contribui para o sucesso da estratégia de marketing do seu restaurante.

  • Qualidades essenciais de uma equipe coesa, com foco em resultado e na qualidade do atendimento aos clientes:
  1. Discrição;
  2. Espírito de colaboração;
  3. Paciência;
  4. Honestidade;
  5. Pontualidade;
  6. Boa comunicação;
  7. Capacidade de trabalhar em conjunto.

 

 

8 – Promova mudanças de tempos em tempos

 

Se a estratégia de marketing para restaurantes adotada pelo seu negócio está sendo bem-sucedida, então é importante saber valorizar esse cenário, mas também colher aprendizados com ele.

O padrão de atendimento, o cardápio, as promoções, todos esses fatores, por mais que estejam funcionando bem, uma hora podem entrar em estagnação.

  • Se isso acontecer, pode ter certeza, os clientes vão perceber!

Portanto, é sempre bom revisar as estratégias e ações que estão sendo adotadas, atualizando-as para evitar a acomodação.

Clientes fidelizados também esperam ser surpreendidos periodicamente. A capacidade do seu restaurante em oferecer novas experiências para o público é um importante indicador de sua capacidade competitiva.

 

 

9 – Crie programas de fidelização

 

Excelente para a sua estratégia de marketing para restaurantes, conheça quatro vantagens imediatas de programas de fidelização próprios:

 

PRIMEIRA VANTAGEM: Retorno rápido

Clientes de restaurantes costumam retornar ao estabelecimento em um espaço de tempo curto, sobretudo quando a ida a determinado estabelecimento faz parte da rotina de determinada pessoa, como por exemplo, o lugar onde ela frequenta no horário de almoço do trabalho.

 

SEGUNDA VANTAGEM: Baixo custo

Programas de fidelidade para restaurantes demandam menor capital de investimento para sua implantação.  Os prêmios e vantagens oferecidos aos clientes geralmente são de baixo custo para a empresa. Isso devido ao fato de que a premiação costuma envolver alimentos preparados no estabelecimento, com boa margem de lucro, sendo perfeitamente viável para recompensar clientes fieis sem comprometer a receita.

 

TERCEIRA VANTAGEM: Clientes mais engajados

O engajamento de clientes de restaurantes acontece mais rápido do que de outros segmentos. Por ser uma prática comum no segmento de alimentação fora do lar, os clientes estão mais habituados a participar dessas dinâmicas e não estranham eventuais regras ou normas de participação.

 

QUARTA VANTAGEM: A competitividade

Em localidades com muitos estabelecimentos que servem alimentos – restaurantes, lanchonetes e bares – é comum uma baixa ou quase nenhuma variação de preço. Nesses lugares, os programas de fidelização cumprem um importante papel na hora de marcar o potencial de competitividade, por preço, do restaurante que o adotar. Incluir essa prática na estratégia de marketing do seu restaurante poderá fazer os resultados crescerem num ambiente em que a concorrência é bastante acirrada.

 

 

10 – Desenvolva e comercialize produtos com a sua marca

 

Uma mesma iniciativa com dois objetivos simultâneos:

  1. Aumentar as vendas;
  2. Fortalecer a imagem da marca.

Pense na possibilidade de oferecer aos clientes produtos exclusivos que levam o nome e o renome do restaurante. Um prato especial que seja reconhecido como especialidade da casa ou até mesmo algum utensílio próximo do caixa que sirva como suvenir

É importante que tal oferta seja marcada pela qualidade, por que, do contrário,  sua marca poderá ser relacionada a um produto ruim.

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