PERGUNTAS FREQUENTES

Tem alguma dúvida? Procure aqui

Como funciona?

AlmoçoGrátis é uma plataforma que conecta a voz do consumidor com os donos de bares e restaurantes. O benefício para os Bares/Restaurantes/Lanchonetes é o resultado da pesquisa de qualidade, e para o usuário consumidor, é a oportunidade de comer com a experiência AlmoçoGrátis nos melhores locais da cidade. 

 

Para mais detalhes de como funciona para o usuário consumidor/respondente, clique aqui

 

Para mais detalhes do processo para o Estabelecimento Contratante, clique aqui


 

Preciso imprimir o voucher e levar ao restaurante?

Não, não precisa. O voucher é apenas uma garantia de que teremos o dinheiro para fazer o reembolso da sua alimentação (até o limite do valor do voucher). Lembre-se que quando for ao estabelecimento você, consumidor final, deverá pagar a conta com o seu dinheiro/cartão/ticket alimentação, e nós reembolsaremos o montante correspondente com o valor do voucher reservado - assim que sua avaliação for aprovada (não tiver inconsistências). Não dê dicas para ninguém do restaurante que você está como um avaliador / cliente oculto.


 

É um app? É um site? O que é marketplace?

A AlmoçoGrátis.com.br é um site na internet chamado de marketplace. Marketplace é um local virtual que dá espaço para que negócios aconteçam. Veja a AlmoçoGrátis.com.br como um galpão, no qual cada restaurante possui um stand e o consumidor final é alguém que está transitando de stand para stand, procurando a melhor opção para se alimentar. Somos, portanto, uma aproximação da voz do consumidor com as necessidades de qualidade do restaurante. E, além disso, fazemos esse encontro com base numa metodologia de pesquisa apurada, para que o Estabelecimento Comercial possa entender e ouvir a SUA voz - sem ser identificado e, ainda, tendo o reembolso de seu gasto até o limite do valor do voucher. 


 

Ok, cheguei no restaurante. E agora?

O primeiro passo era reservar o voucher online. Observe que cada voucher possui um prazo de validade, que está descrito na aba "Meus Cupons" dentro do painel do usuário consumidor. Dentro do prazo de validade, portanto, compareça ao estabelecimento comercial e não se identifique como um cliente oculto, nem fale que você está lá com o voucher da AlmoçoGrátis. Isso invalidará o seu reembolso! 


Se alimente normalmente. Escolha suas opções livremente, não há uma limitação de pratos específicos. Só se lembre que o reembolso será até o valor do voucher. O que for consumido além disso não será reembolsado. Se o consumo for abaixo do valor do voucher, o reembolso será do valor consumido, e não da totalidade do voucher. 


Ao finalizar sua alimentação, pague a conta com seu dinheiro, cartão ou ticket de alimentação. O reembolso só acontece após o preenchimento da avaliação.

Para uma boa experiência de cliente oculto, você não pode falar para o garçom que não pagará a conta, não é? :) 


Após pagar a conta, volte ao site www.almocogratis.com.br, faça o login, abra a aba "Meus Cupons" e clique em "Avaliar Experiência" naquele restaurante da vez. Uma vez aprovada a avaliação, o que ocorre em até 7 dias, faremos o reembolso! Simples, né? Economia na certa, o mês inteiro e em vários locais diferentes!  


 

Preciso de um app para participar?

Não temos aplicativo de celular, ainda. A AlmoçoGrátis funciona pelo site www.almocogratis.com.br. Mas, você certamente pode abrir o site do AlmoçoGrátis no browser do seu celular e escolher por ali onde ter a experiência AlmoçoGrátis. 


 

Minha avaliação foi rejeitada. E agora?

Todas as avaliações passam por um controle de qualidade AlmoçoGrátis. A Equipe Almoço Grátis conta com 2 especialistas em comportamento de público e pesquisa comportamental, e é nosso interesse fazer com que todas as experiências sejam preenchidas de maneira verdadeira e consistentes com os mais altos padrões de pesquisas.


Se nosso algoritmo identificar um preenchimento fora do padrão do formulário (por exemplo, tudo zero), o sistema automaticamente dará um prazo de 03 dias para o respondente corrigir ou se explicar. Se o prazo vencer e o respondente não melhorar sua resposta, perderá o direito ao reembolso. 


Antes da rejeição / reprovação da avaliação, a AlmoçoGrátis enviará um pedido de revisão, que terá 03 dias para ser respondido. Em alguns casos, no entanto, a avaliação poderá ser cancelada automaticamente, mesmo sem o pedido de revisão, como por exemplo se faltar o cupom fiscal, se o uso do voucher for cumulativo com outra promoção do estabelecimento, ou se identificarmos que 2 ou mais pessoas usaram vouchers na mesma mesa na mesma hora, entre outras opções (verificar Termos de Uso).

 

Com a reprovação da avaliação, o usuário perde o direito de reembolso daquele voucher em específico. 


 

Como devo preencher a avaliação?

Entrando no seu painel de usuário respondente / consumidor, vá em "Meus Cupons" e clique no botão "Avaliar a Experiência" daquele estabelecimento da vez. Na primeira vez que estiver respondendo um formulário / avaliação, será requisitado que você veja um mini tutorial de como responder, além de pedir que você preencha alguns dados complementares (afinal, queremos te indicar apenas os melhores locais para o seu perfil numa próxima vez). 


Ao começar a avaliação, você precisará juntar a foto do recibo/cupom fiscal da alimentação realizada, bem como nos deixar saber de algumas informações preliminares, como data e valores. 


O próximo passo é responder - verdadeiramente, sobre a sua experiência. São algumas perguntas cujos padrões de respostas são sempre iguais - uma escala de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito. Apenas a última pergunta tem um índice de 0 a 10 como opção de resposta. 


Para mais dicas detalhadas de como responder e o que observar em cada grupo de perguntas, clique aqui e assista ao video. 

 


 

Tem prazo de validade nos vouchers?

Sim. O prazo de validade para uso é o que aparece no momento da reserva do voucher. Atualmente (Janeiro de 2017) está de 10 dias para avaliação da experiência após a reserva no site. Esse prazo poderá ser alterado sem a necessidade de notificação dos usuários. Essa data aparecerá automaticamente na tela de confirmação da reserva, bem como no painel administrativo do usuário consumidor na aba "Meus Cupons". Observe que o preenchimento da avaliação deve ocorrer dentro do aludido prazo, hoje de 10 dias. Passado o prazo, não poderemos fazer qualquer reembolso, mesmo se a sua ida ao local tenha sido dentro desses 10 dias (já que a avaliação ficou para depois do prazo correto). 

 


 

Devo levar o voucher ao restaurante? Não!!

Não. Grande parte da experiência é você não falar para ninguém do restaurante que você está como um "scanner da qualidade" ou como um cliente oculto. Caso você seja identificado como cliente oculto, a experiência não será real e o voucher não será reembolsado. 

 


 

Pode mais de um voucher por mesa?

Não. Nosso sistema identifica duas alimentações no mesmo horário/local e abre um questionamento para identificar se os usuários estavam juntos. Caso comprovado, ambos tem o reembolso negado. 

 


 

Posso ir sempre no mesmo estabelecimento?

Uma pessoa só pode repetir o mesmo estabelecimento depois de 20 dias da avaliação preenchida - o sistema bloqueia automaticamente. Para poder usufruir de alimentações reembolsáveis todos os dias da semana, você precisará alternar de estabelecimentos a cada 20 dias.

 


 

Posso ter mais de um cadastro de consumidor?

Infelizmente, não. Afinal, você também só tem 1 CPF. Se identificarmos alguma conta sendo usada pela mesma pessoa, ambas serão banidas do sistema. Os estabelecimentos comerciais, por outro lado, podem ter contas diferentes para filiais diferentes. Da mesma forma que a mesma conta pode cadastrar várias filiais sob um mesmo login. 

 


 

Sou Bar/Restaurante. Como contrato o AlmoçoGratis?

Opa, está no lugar certo! Comece clicando no menu "DONO DE RESTAURANTE", logo acima. Ali dentro, desça a barra de rolagem para a parte dos preços e clique em "Cadastrar", "Comece Agora", "Adquira Cupons". No ato do cadastro, é muito importante que você nos indique o(s) tipo(s) de PERSONAS que se encaixa com seu produto. Em outro tópico poderá saber mais sobre personas. 


Após o registro no sistema, comece navegando pelos "Relatórios" ou "Avaliações" para ver um exemplo de como sua análise de qualidade ficará. Em seguida - e já dentro do painel com login realizado, clique em "Campanhas" e adquira cupons. 


Uma vez adquirido cupons, você poderá iniciar uma campanha. Dê um nome à essa campanha e defina qual filial será avaliada, o número de vouchers disponíveis (um mínimo de 30, no entanto) e o ticket médio do estabelecimento. 


Você terá a opção de pagar com boleto ou cartão de crédito. Uma vez definido e avançado, os seus vouchers ficarão disponíveis na plataforma para que possamos identificar os melhores respondentes e, ualá... Em breve você terá acesso à um extensivo controle de qualidade e poderá tomar as melhores decisões para seu negócio. 

 


 

Que perfil de público que virá ao estabelecimento?

A AlmoçoGrátis tem um algoritmo que identifica o perfil do estabelecimento comercial e faz um link com os perfis dos usuários consumidores cadastrados em nossa plataforma. Uma boa metodologia de pesquisa exije que o respondente seja um público típico do estabelecimento avaliado, do contrário as opiniões não serão totalmente válidas. Imagine que seu restaurante é de massa italiana e o respondente é alérgico a trigo e, portanto, só come carne. Ele vai achar tudo ruim! O mesmo se aplica para faixa etária, classe social, hábitos alimentares, entre outros. Nosso compromisso é sempre achar o melhor respondente. 

 


 

Como descubro as personas do meu estabelecimento?

O seu público alvo está bem ligado ao perfil de estabelecimento que você tem. Ao contratar a AlmoçoGrátis, poderemos entrar em contato para auxiliá-lo na identificação da melhor persona. Nesse início, identificamos 6 perfis que se repetem com mais recorrência: Universitário, Pai/Mãe de Família, Homem/Mulher Moderno(a), Viralizador, Apreciador e Empreendedor. 


Clique aqui para saber mais detalhes sobre cada perfil. 

 


 

Só almoço? Janta/lanchinho da tarde também rola?

Sim, qualquer alimentação fora de casa pode ser consumida com a AlmoçoGrátis. Só depende da disponibilidade dos vouchers na plataforma. Fique atento aos emails e à plataforma para novas ofertas. 

 


 

Posso acumular promoções com a AlmoçoGrátis? Não!

Não. Ninguém quer dar prejuízo aos restaurantes, certo?! O uso da experiência AlmoçoGrátis não pode ser cumulativa com qualquer outra promoção do estabelecimento de alimentação fora do lar. Caso identifiquemos o uso indevido, a avaliação será reprovada e o voucher / reembolso cancelado. 

 


 

Não apareceu nada no meu CEP... E agora?

O volume de reserva de vouchers é bem maior do que o volume de disponibilizações de vouchers na plataforma. Um número curioso foi o do lançamento da AlmoçoGrátis, quando 300 vouchers foram resgatados em menos de 5 horas - e era de madrugada!! Se não tem nenhuma opção no seu CEP, o melhor a fazer é ir no menu lateral de indicar restaurantes na sua região. Quando tivermos um número bacana de indicações do mesmo estabelecimento, iremos contata-lo e convida-lo para a plataforma. 

 


 

Tem algum custo para o Usuário?

Praticamente não. O usuário não precisa pagar nada para reservar o voucher na AlmoçoGrátis e o valor consumido será reembolsado até o limite do voucher. Se o gasto no restaurante for a menor do que o valor do voucher, o reembolso será do valor da conta. Se o gasto for além do valou do voucher, o reembolso será no valor do voucher. O usuário, no entanto, terá que pagar uma pequena taxa para transferir da carteira AlmoçoGrátis para sua conta corrente. Esse valor trata-se de uma taxa financeira para transferência bancária. Sugere-se que o usuário acumule um saldo maior para, quando transferir, tenha descontado o valor de transferência uma única vez ao invés de desconto desse saldo a cada voucher reservado/transferido. 

Reservei um voucher e o prazo expirou. E agora?

Infelizmente você perde o direito de usar aquele voucher e também o direito de reembolso. Observe que o prazo para preencher a avaliação é até o dia de vencimento do voucher. Portanto, mesmo que você tenha ido ao estabelecimento por conta da reserva do voucher, caso você não faça a avaliação dentro do prazo, perderá o direito a faze-la e, logo, não terá o reembolso do que já consumiu. Ao ter o voucher cancelado pelo não uso, você fica impossibilitado de reservar o mesmo restaurante pelo tempo de duração da campanha daquele estabelecimento. 

Existe prazo para transferir o saldo da carteira?

Não. Aliás, como tem um custo de R$ 2,00 por transferência para bancos conveniados ou R$ 10,15 (dez reais e quinze centavos) para outros Bancos, o que sugerimos é que deixe acumular o saldo para que pague apenas uma vez esse valor de transferência. Por outro lado, se quiser fazer a transferência a cada crédito, fique à vontade. 

Quais são os BANCOS CONVENIADOS?

Os Bancos Conveniados são:

 

1) Banco do Brasil

2) Santander

3) HSBC

4) CEF

5) Itau

6) Bradesco

Para esses bancos, há um desconto de 2,00 reais no momento da transferência bancária. Para outros Bancos, a transferência é feita manualmente pela Equipe AlmoçoGrátis, e tem um custo de R$ 10,15 (dez reais e quinze centavos). 

Meu banco não está listado como bancos conveniado

Meu banco não está na listagem de bancos conveniados, e agora?

Acessando o site, clicando na saudação de boas vindas (passando o mouse em cima de seu nome, no canto superior direito), vai aparecer a opção "Dados Bancários". Clicando lá, abaixo de "salvar dados bancários" tem a frase "meu banco não está listado acima". É só clicar e preencher a solicitação de transferência manual para o seu banco. Clique apenas quando quiser pedir a transferência. Lembrando que para esses bancos, há uma cobrança de R$ 10,15 (dez reais e quinze centavos) por transferência.

Dígito Verificador como X? Como proceder?

Nos meus dados bancários o dígito verificador é X, como proceder?

Basta colocar X. Não precisa colocar zero ou deixar em branco. O sistema entende o X sem problemas. 

Minha agência ou conta corrente não tem dígito

Minha agência ou conta corrente não tem dígito, o que fazer?

Se o site pedir um dígito para a sua conta, é porque ela tem um dígito, mesmo que não seja comum utiliza-los. 

Os Bancos que não possuem dígito verificador são Santander, Itaú e HSBC. Todos os outros bancos conveniados possuem dígito verificador. O que sugerimos aos usuários é que busquem na internet o número do DV ou entrem em contato com a sua agência e/ou gerente. 

Transferência Bancária ainda não concluída?

Solicitei a transferência bancária mas ainda não foi concluída, o que aconteceu?

A primeira transferência leva até 05 dias úteis para processamento. Isso porque nosso parceiro financeiro, a IUGU, precisa confirmar as informações indicadas pelo usuário junto ao banco de destino. Observe, no entanto, que alguns erros podem acontecer:

1) O usuário indicou algum dado errado (banco, agência, conta corrente/poupança ou CPF)

2) O destinatário da transferência é diferente do titular da conta AlmoçoGrátis

3) Tentativa de transferir para conta conjunta, cujo titular não é o mesmo titular do site AlmoçoGrátis (o sistema recusa)

Dentro deste prazo, verifique se não recebeu nenhum e-mail informando erro na transferência (ele pode estar na sua caixa de entrada ou spam). Caso tenha recebido, no corpo do e-mail é indicado qual foi o erro e você consegue facilmente corrigir acessando o site,  clicando na saudação de boas vindas, na opção "dados bancários". 

Lembre que se o motivo do erro for a falta ou erro de dígito verificador, basta procurar na internet. Alguns bancos usam pouco a informação de DV, mas possuem. Se o site pede o DV, é porque existe. 

Em quanto tempo a transferência do $ é concluída?

Quanto tempo demora para o dinheiro ser depositado em minha conta bancária após a solicitação da transferência?

Se for sua primeira solicitação, em até 05 dias úteis. Isso porque o nosso parceiro financeiro IUGU precisa de 05 dias para confirmar os dados indicados. Por favor, veja a pergunta frequente sobre "minha transferência não ainda não foi realizada" para ver os erros mais comuns na indicação do dado bancário. 

Uma vez validado o dado bancário, as demais transferências ocorrem em aproximadas 48hs. 

Reserva concomitante de filiais diferentes

Posso reservar cupons de filiais diferentes do mesmo estabelecimento?

Sim, você pode realizar sua experiência em qualquer filial, ou em todas elas se conseguir reservar os cupons. O que não pode é ir na mesma filial antes de completar o prazo indicado pelo site entre uma reserva e outra. Via de regra o prazo é de 20 dias, mas pode ser alterado pelo site de acordo com o momento. Mas, se o sistema permitir a reserva do site, você será autorizado(a) a completar a avaliação. 

Visitando Estabelecimentos Diferentes no Mesmo Dia

Consegui reservar vários cupons de estabelecimentos diferentes no mesmo dia, posso utilizar todos hoje mesmo?

Sim, se você conseguir ir a todos os estabelecimentos reservados no mesmo dia, parabéns! Fique à vontade! 

Cumular com outras promoções e/ou happy hour

Posso utilizar o voucher AlmoçoGrátis cumulativamente com promoções do estabelecimento, como horário de happy hour, promoções, cupons de ofertas e afins ??

É possível cumular com happy hour e promoções do estabelecimento que dêem desconto na compra, desde que o valor consumido e listado no cupom fiscal seja igual ou superior ao valor do voucher a ser reembolsado. Cupons de ofertas, no entanto, não são válidos. 

Pode utilizar voucher de uma filial em outra?

Posso utilizar o voucher de uma filial em outra filial da mesma marca?

Não! Se o seu voucher é da filial A do estabelecimento X, você só pode anexar a avaliação e nota fiscal da filial A. Se você visitar a filial B, não poderá utilizar o voucher para fins de avaliação. É importante que o endereço constante na nota fiscal corresponde ao endereço do estabelecimento listado na hora da oferta. 

Que documentos são aceitos como cupom fiscal?

Que documentos são aceitos como cupom fiscal?

São aceitas as seguintes opções (você deve escolher uma delas):

1-A nota fiscal emitida pelo estabelecimento,

2- a nota fiscal eletrônica;

3- o cupom (espelho da conta) entregue no momento do fechamento da conta para conferência, desde que contenha todos os dados do estabelecimento (nome, cnpj, data, horário, endereço e descrição dos itens consumidos com seu respectivo valor).


Não será aceito o comprovante do cartão de crédito/débito.

Como cancelar um voucher já reservado?

Não conseguirei comparecer dentro do prazo para visitar o estabelecimento, o que faço para liberar o voucher?

Caso você tenha reservado um voucher e por algum motivo saiba que  não conseguirá comparecer dentro da data estimada, você pode acesssar "meus cupons", e no cupom, no canto superior direito, tem um X, é só clicar e fazer o cancelamento do cupom. Caso você não faça o procedimento, ele será cancelado automaticamente após o prazo de 5 dias.

Porque a procura pelo CEP e não por cidade?

No momento entendemos que a procura por CEP é a que melhor se encaixa na experiência AlmoçoGrátis. Já fizemos testes com busca por cidade, bairro e estado, mas entendemos que a melhor assertividade é a busca pelo CEP. Assim, caso esteja em viagem e/ou vá para algum local que não sabe o CEP, sugerimos colocar o endereço no Google e coletar o CEP por eles informado. 

Regras para não cancelarem sua avaliação

A premissa básica de cancelamento é: se a avaliação está mal preenchida, incongruente, feita por pessoa que não visitou o local, feita por experiência não vivida no local, será cancelada. As regras estão todas expostas no momento da reserva, e as principais são:

1) Preenchar a avaliação de maneira justa, lógica e compatível com a realidade;

2) Não peça reembolso quando outro usuário(a) que foi com você naquela experiência também está pedindo o reembolso. Ambas serão canceladas, pois apenas é permitido um reembolso por grupo/casal/amigos/família/mesa/momento/experiência;

3) Não junte cupom fiscal com data anterior à data de reserva do voucher;

3) Não cumule com outras promoções (ver pergunta de cumulação com promoção para maiores detalhes)

4) Tire a foto do cupom fiscal legível, sobretudo contendo as informações de: data, hora, intens consumidos, valor, # da mesa, nome do local, endereço e CNPJ e ID de validação junto à Receita Federal. Outras informações podem ser necessárias, portanto, tire uma foto nítida de todo o cupom fiscal.

5) Não use cupom fiscal que outro usuário já usou - isso é crime (ver resposta sobre "Como tratamos Crimes Eletrônicos")

 

Demais regras podem ser vistas no momento da reserva. É importante que todas sejam lidas. 

Como tratamos Crimes Eletrônicos

A AlmoçoGrátis não é órgão de decisão sobre o eventual cometimento de crimes. No entanto, ao identificarmos suposto indício de crimes eletrônicos, o papel da AlmoçoGrátis é coletar a documentação de todos os vouchers utilizados pelo usuário, de todas as transferências bancárias e de toda interação entre user e Equipe de Atendimento e, assim, produzir uma documentação a ser encaminhada para a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos da Polícia Civil. 


Crimes eletrônicos podem ter variadas formas, e os exemplos de alguns são:

1) Uso de cupom fiscal repetido (possível vantagem ilícita / estelionato)

2) Contas da AlmoçoGrátis em nome de terceiros (possível falsidade ideológica)

3) Invasão de Perfil (possível furto)

4) Uso de cupom fiscal com data anterior - com claro interesse na fraude (possível estelionato)

5) Adulteração via Photoshop ou outro meio de cupom fiscal (possível falsidade de documento, estelionato)

 

Outros tantos crimes podem existir. 
O ideal é ser correto e preencher apenas os vouchers que sejam efetivamente utilizados, na data correta e de maneira legal. 

Sou dependente de conta corrente. Não sou titular.

Meu familiar/esposo/esposa/parente é titular da conta corrente e eu sou dependente. Como faço?

O nosso sistema financeiro não permite a transferência para contas que não estejam no nome do titular da conta AlmoçoGrátis. O ideal é colocar uma conta corrente que esteja no nome do usuário AlmoçoGrátis, ou mudar o titular da conta AlmoçoGrátis para o mesmo titular da conta favorecida. 

Posso ir acompanhado e todos pedirem reembolso?

Encorajamos nossos usuários a irem acompanhados. Mas apenas um poderá pedir reembolso. Se tiver mais de um usuário pedindo reembolso num mesmo momento/experiência/grupo/família/casal/etc, mesmo que em mesa diferente, todos os pedidos serão cancelados e não reembolsados. 

Minha avaliação foi cancelada. E agora? Entenda...

Nenhuma avaliação é cancelada sem motivo. Ao ter uma avaliação cancelada, o primeiro passo é mandar um email para o Fale Conosco no site. Via de regra, respondemos em até 24hs. Temos todo o zelo possível para resguardar os interesses tanto dos usuários como dos restaurantes contratantes. Em média, 13% das avaliações são canceladas, sempre por algum erro de preenchimento, má vontade no preenchimento, respostas vagas, notas fiscais erradas, incongruências, preenchimento sobre o local errado e outros demais motivos. O ideal é entender via Fale Conosco o que aconteceu. 

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