PERGUNTAS FREQUENTES

Tem alguma dúvida? Procure aqui

Como funciona?

Para o consumidor, reembolsamos uma experiência em troca da sua opinião. Independente do tipo de estabelecimento ofertado (restaurante, supermercado, farmácia, lojas, delivery, drive-thru, e etc), o nosso objetivo é ter o consumidor indo até o local para viver a experiência e, em seguida, nos contar sua opinião. O consumidor deverá pagar a sua conta normalmente, seja com seu dinheiro, cartão ou outro formato. Em troca, e uma vez tendo a aprovação da sua avaliação, reembolsamos o valor pré-determinado conforme mostrado no voucher antes da reserva. Clique aqui para ver um vídeo com mais detalhes. 

 

Para o Lojista, a AlmoçoGrátis entrega diversos insights operacionais e de marketing mostrando o caminho mais fácil, barato e efetivo para o aumento de faturamento. Estudos de Casos mostram aumento de faturamento de até 57% após o uso dos insights da AlmoçoGrátis, tudo com o apoio de inteligência artificial. Clique aqui para ver um vídeo com mais detalhes.

Preciso de um app para participar?

Não. A AlmoçoGrátis funciona pelo website www.almocogratis.com.br. Mas, você certamente pode abrir o site responsivo da AlmoçoGrátis no browser do seu celular e escolher por ali onde ter a experiência AlmoçoGrátis. 


 

Não apareceu nada no meu CEP... E agora?

O volume de reserva de vouchers é bem maior do que o volume de disponibilizações de vouchers na plataforma. No entanto, vale relembrar que os vouchers expiram em 3 dias após serem reservados e diversos usuários não utilizam os mesmos. Isso faz com que diariamente tenhamos vouchers retornando à plataforma, de modo que é interessante que você retorne ao site todos os dias para acompanhar novas ofertas.  


 

Reservei o voucher, e agora?

Tenha em mente que o voucher é unicamente válido ou para visitas físicas ou para delivery. A oferta ditará o único tipo de experiência: física ou delivery.  Cada voucher possui um prazo de validade, conforme descrito na aba "Meus Vouchers".  Tudo (experiência + avaliação) deve ser feito dentro do prazo estipulado no voucher. 


Ao ir ao estabelecimento e/ou fazer o pedido delivery (quando for o caso), não se identifique como um avaliador, nem fale que você está lá com o voucher da AlmoçoGrátis. Isso invalidará o seu reembolso!  Faça suas compras e escolha o(s) produto(s) normal e livremente. 


Ao finalizar sua experiência, pague a conta com seu dinheiro. Tenha em mente que o reembolso será até o valor do voucher. O que for consumido além disso não será reembolsado. Se o consumo for abaixo do valor do voucher, o reembolso será do valor consumido, e não da totalidade do voucher. 


Após pagar a conta, volte ao site www.almocogratis.com.br, faça o login, abra a aba "Meus Vouchers" e clique em "Avaliar Experiência" no voucher daquele estabelecimento da vez e comece a nos contar a sua experiência.  


Geralmente o preenchimento da avaliação não demora mais do que 4 minutos. 


Uma vez aprovada a avaliação, o que ocorre em até 7 dias, faremos o crédito do saldo na sua Carteira AlmoçoGrátis! E quando quiser, só solicitar a transferência do saldo para a sua conta corrente no seu Banco de preferência.

Como cancelar um voucher já reservado?

Não conseguirei comparecer dentro do prazo para visitar o estabelecimento, o que faço para liberar o voucher?

Caso você tenha reservado um voucher e por algum motivo saiba que não conseguirá comparecer dentro da data estimada, você pode acessar a aba "Meus Vouchers", e no cupom, no canto superior direito, você verá um X. Basta clicar e fazer o cancelamento do cupom. Caso você não faça o procedimento, ele será cancelado automaticamente após o prazo de uso do voucher. Tenha em mente que a AlmoçoGrátis poderá colocar restrições de acesso em contas que deixam expirar muitos vouchers sem a devida utilização. 

Imprimo o voucher e levo ao local avaliado? Não!!

Não, não precisa. A reserva virtual do voucher é apenas uma forma de garantir que você tem o direito àquele reembolso - desde que sua avaliação seja aprovada. Aliás, é importante mencionar que você não deve deixar ninguém saber que você está no local para, também, fazer uma avaliação. Imprimir a confirmação de reserva e levar ao local seria uma forma de se identificar como avaliador e, portanto, uma das hipóteses de cancelamento do voucher. 

Tem prazo limite para uso dos vouchers?

Sim. O prazo de validade (ou limite) para uso é o que aparece no momento da reserva do voucher. Cada voucher possui o seu prazo de preenchimento. Tudo (experiência + avaliação) deve ser feito dentro do prazo estipulado no voucher. 


 

Reservei um voucher e o prazo expirou. E agora?

Infelizmente você perde o direito de usar aquele voucher e também o direito de reembolso. Observe que o prazo para preencher a avaliação é até o dia de vencimento do voucher. Portanto, mesmo que você tenha ido ao estabelecimento por conta da reserva do voucher, caso você não faça a avaliação dentro do prazo, perderá o direito a faze-la e, logo, não terá o reembolso do que já consumiu. Ao ter o voucher cancelado pelo não uso, você fica impossibilitado de reservar o mesmo restaurante pelo tempo de duração da campanha daquele estabelecimento. 


 

Como devo preencher a avaliação?

Para chegar no formulário de preenchimento, você precisa estar logado e ir na aba "Meus Vouchers". Em seguida, localize o estabelecimento sobre o qual fará a avaliação e clique em "Avaliar a Experiência". 


O importante é ter em mente as boas práticas no preenchimento:

  • O tipo de experiência (se visita presencial ou se pedido delivery) deve corresponder aos direcionamentos da oferta
  • O cupom fiscal é item obrigatório no preenchimento da avaliação e deve ter boa resolução. Além disso, a foto do cupom fiscal deve conter todas as informações de ponta a ponta do cupom
  • Extra se anexar fotos do estabelecimento / lanche consumido. Em alguns casos, no entanto, o envio de fotos complementares é obrigatório. Nesses casos, haverá uma regra específica no momento da reserva sobre essa obrigatoriedade
  • Na parte subjetiva (comentário), quanto mais detalhes colocar, melhor será a sua pontuação interna que nosso algoritmo atribui ao seu perfil. Com isso, melhores ofertas serão direcionadas para você
  • O seu preenchimento deve corresponder aos fatos reais ocorridos na experiência e a avaliação deve ser coerente com o local
  • Você não pode responder para outra pessoa;
  • Não é possível avaliação de experiência take-out em voucher presencial
  • Busque ser específico em cada avaliação, não tendo respostas padronizadas para experiências diferentes. Ou seja, demonstra uma reflexão sobre o que está sendo avaliado, e não simplesmente uma resposta vaga e abstrata
  • Cuidado para não ter vocabulário repetitivo ou não variado. Busque ter amplitude nos comentários, entrando em tópicos distintos como produto, qualidade, apresentação, tempo, nome dos produtos e das pessoas, como se sentiu, comparativo entre marcas e etc. Seja ouvido!
Minha avaliação foi rejeitada. E agora?

Uma vez recebida a avaliação, o nosso time tem um prazo para fazer a validação de suas respostas. E essa validação é um processo super importante, pois de um lado garante a qualidade das respostas e, de outro, mantém os Estabelecimento Clientes confiantes de que apenas avaliações criteriosas são aprovadas. 

Vale mencionar que 12% das avaliações são devidamente canceladas pelo nosso setor de validação. Abaixo listamos os principais motivos de cancelamento para que você não cometa os mesmos erros:

  • Data do Cupom Fiscal (data do consumo) anterior à data da reserva do voucher
  • Cupom Fiscal não anexado ou incompleto (foto de ponta a ponta)
  • Cupom Fiscal de local diverso do avaliado
  • Cupom Fiscal ilegível (impossibilidade de ler os dados do cupom)
  • Comentários vagos / abstratos, excesso caracteres especiais ou de outras experiências
  • Texto repetido ou muito parecidos entre blocos das avaliações
  • Mais de uma pessoa pedindo reembolso da mesma experiência
  • Usuário com mais de uma conta cadastrada

Esses são os principais motivos (não únicos) que geram o cancelamento automático da avaliação. O envio para o pedido de revisão antes do cancelamento não é obrigatório, e só acontece em casos de erro brando e corrigível, dependendo, ainda, do critério facultativo do Time de Validação. 

Outros casos que evidenciam a prática de crime penal são enviados para a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (ou setor compatível) da cidade em que o voucher se localiza.


Se você acredita que seu voucher foi cancelado indevidamente, por favor nos escreva no socorro@almocogratis.com.br para que possamos revisar o caso.

Dicas para não ter sua avaliação cancelada

12% das avaliações são devidamente canceladas pelo nosso setor de validação.
Abaixo listamos os principais motivos de cancelamento para que você não cometa os mesmos erros:

  • Data do Cupom Fiscal (data do consumo) anterior à data da reserva do voucher
  • Cupom Fiscal não anexado ou incompleto (foto de ponta a ponta)
  • Cupom Fiscal de local diverso do avaliado
  • Cupom Fiscal ilegível (impossibilidade de ler os dados do cupom)
  • Comentários vagos / abstratos, excesso caracteres especiais ou de outras experiências
  • Texto repetido ou muito parecidos entre blocos das avaliações
  • Mais de uma pessoa pedindo reembolso da mesma experiência
  • Usuário com mais de uma conta cadastrada

Esses são os principais motivos (não únicos) que geram o cancelamento automático da avaliação. O envio para o pedido de revisão antes do cancelamento não é obrigatório, e só acontece em casos de erro brando e corrigível, dependendo, ainda, do critério facultativo do Time de Validação. 


Se você acredita que seu voucher foi cancelado indevidamente, por favor nos escreva no socorro@almocogratis.com.br para que possamos revisar o caso.

Que documentos são aceitos como cupom fiscal?

Que documentos são aceitos como cupom fiscal?

  • São aceitas as seguintes opções (você deve escolher uma delas):
  • O cupom fiscal emitido pelo estabelecimento,
  • A nota fiscal eletrônica;
  • O Espelho da Conta (Resumo do Consumo) entregue no momento do fechamento da conta para conferência, desde que contenha todos os dados do estabelecimento (nome, CNPJ, data, horário, endereço e descrição dos itens consumidos com seu respectivo valor).

Não será aceito o comprovante do cartão de crédito/débito.

Posso cumular voucher AlmoG c/ outra promoção? Não

Não. Ninguém quer dar prejuízo aos estabelecimentos, certo?! O uso da experiência AlmoçoGrátis não pode ser cumulativa com qualquer outra promoção do estabelecimento avaliado. Caso identifiquemos o uso indevido, a avaliação será reprovada e o voucher / reembolso cancelado. 


 

Pode + de um voucher reembolsado por experiência?

Não. Nosso sistema identifica duas experiências vividas no mesmo horário/local e abre um questionamento para identificar se os usuários estavam juntos. Caso comprovado pela análise interna a violação (mesmo sem contato com o usuário), todos tem o reembolso negado. A eventual aprovação de um dos reembolsos não garante a aprovação dos outros usuários. A AlmoçoGrátis entende "mesma experiência" qualquer situação em que duas ou mais pessoas, independente do vínculo entre elas, estão juntas num mesmo estabelecimento e ambas pedem reembolso via AlmoçoGrátis. Mesmo nas situações onde os cupons fiscais são diferentes e/ou que haja uma janela de XYZ minutos entre as experiências, se ficar evidenciado que as pessoas se conhecem e/ou estavam juntas, haverá o cancelamento do reembolso. 

Posso ir acompanhado e todos pedirem reembolso?

Encorajamos nossos usuários a irem acompanhados. Mas apenas um poderá pedir reembolso. Se tiver mais de um usuário pedindo reembolso num mesmo momento/experiência/grupo/família/casal/etc, mesmo que em mesas diferentes ou horários próximos, todos os pedidos serão cancelados e não reembolsados. 

Posso utilizar voucher da Filial A na Filial B?

Posso utilizar o voucher de uma filial em outra filial da mesma marca?

Não! Se o seu voucher é da filial A do estabelecimento X, você só pode anexar a avaliação e cupom fiscal da filial A. Se você tiver um voucher da Filial A, por exemplo, mas visitar a filial B, não poderá utilizar o voucher para fins de avaliação. É importante que o endereço constante no cupom fiscal corresponda ao endereço do estabelecimento listado na hora da oferta. 

Posso ter mais de uma conta como usuário da AlmoG?

Infelizmente, não. Afinal, você também só tem 1 CPF. Se identificarmos alguma conta sendo usada pela mesma pessoa, todas serão banidas do sistema. Cuidado: alguns usuários se cadastram usando a integração do Facebook, por exemplo, e dias depois logam com a integração do Google. Isso acaba gerando uma duplicidade de perfis, ainda que não intencional. 


 

Posso ir sempre no mesmo estabelecimento?

Uma pessoa só pode repetir o mesmo estabelecimento depois de 20 dias da avaliação preenchida - o sistema bloqueia automaticamente. Para poder usufruir de vouchers reembolsáveis todos os dias da semana, você precisará alternar de estabelecimentos, de modo que eventual repetição só ocorra a cada 20 dias, no mínimo. 


 

Visitando Estabelecimentos Diferentes no Mesmo Dia

Consegui reservar vários cupons de estabelecimentos diferentes no mesmo dia, posso utilizar todos hoje mesmo?

Sim, se você conseguir ir a todos os estabelecimentos reservados no mesmo dia, parabéns! Fique à vontade! 

Reserva concomitante de filiais diferentes

Posso reservar cupons de filiais diferentes do mesmo estabelecimento?

Sim, você pode realizar sua experiência em qualquer filial, ou em todas elas se conseguir reservar os vouchers. O que não pode é ir na mesma filial antes de completar o prazo indicado pelo site entre uma reserva e outra. Via de regra o prazo é de 20 dias, mas pode ser alterado pelo site de acordo com o momento. Mas, se o sistema permitir a reserva do site, você será autorizado(a) a completar a avaliação. 

Como tratamos Crimes Eletrônicos

A AlmoçoGrátis não é órgão de decisão sobre o eventual cometimento de crimes. No entanto, ao identificarmos suposto indício de crimes eletrônicos, o papel da AlmoçoGrátis é coletar a documentação de todos os vouchers utilizados pelo usuário, de todas as transferências bancárias e de toda interação entre user e Equipe de Atendimento e, assim, produzir uma documentação a ser encaminhada para a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos da Polícia Civil. 


Crimes eletrônicos podem ter variadas formas, e os exemplos de alguns são:

  • Uso de cupom fiscal repetido (possível vantagem ilícita / estelionato)
  • Contas da AlmoçoGrátis em nome de terceiros (possível falsidade ideológica)
  • Invasão de Perfil (possível furto)
  • Uso de cupom fiscal com data anterior - com claro interesse na fraude (possível estelionato)
  • Adulteração via Photoshop ou outro meio de cupom fiscal (possível falsidade de documento, estelionato)

Outros tantos crimes podem existir. O ideal é ser correto e preencher apenas os vouchers que sejam efetivamente utilizados, na data correta e de maneira legal. 

Tem algum custo para o usuário?

A AlmoçoGrátis não cobra nada dos usuários. O usuário não precisa pagar nada para reservar o voucher na AlmoçoGrátis e o valor consumido será reembolsado até o limite do voucher. Se o gasto no estabelecimento for a menor do que o valor do voucher, o reembolso será do valor da conta. Se o gasto for além do valor do voucher, o reembolso será no valor do voucher. O usuário, no entanto, terá que pagar uma pequena taxa para transferir o saldo da Carteira AlmoçoGrátis para sua conta corrente. Esse valor trata-se de uma taxa de transferência bancária que é paga ao nosso gateway financeiro (não é controle da AlmoçoGrátis e tampouco é um saldo que fica com a gente). Sugere-se que o usuário acumule um saldo maior para, quando transferir, seja descontado o valor de transferência uma única vez ao invés de desconto desse saldo a cada voucher reservado/transferido. 


 

Existe prazo para transferir o saldo da carteira?

Sim. Os saldos expiram após 01 ano do crédito conferido na Carteira AlmoçoGrátis.

Quais são os BANCOS CONVENIADOS?

Os Bancos Conveniados são:

  • BANCO DO BRASIL S.A. (001)
  • BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. (033)
  • BANCO INTERMEDIUM S.A. (077 - Banco Inter)
  • CAIXA ECONOMICA FEDERAL (104)
  • BANCO BRADESCO S.A. (237)
  • ITAU UNIBANCO S.A. (341)*
  • BANCO MULTIPLO BANCO VOTORANTIM S.A. (655 - Banco Neon)
  • NU PAGAMENTOS S.A. (260)

Para esses bancos, há um desconto de 3,00 reais no momento da transferência bancária. Para outros Bancos, a transferência é feita manualmente pela Equipe AlmoçoGrátis, e tem um custo de R$ 6 (seis reais). Esses valores podem ser alterados e os novos montantes constarão na tela de pedido de transferência (esses referidos valores na tela de transferência são considerados como os mais atuais e válidos, ainda que eventualmente diferentes do que ora exposto nesse FAQ).


* Observação: O banco digital ITI do Itaú não é considerado banco conveniado. Caso você tenha uma conta digital ITI do Itaú, deverá pedir saque manual. 

Meu banco não está listado como banco conveniado

Meu banco não está na listagem de bancos conveniados, e agora?

Acessando o site, clicando na saudação de boas vindas (passando o mouse em cima de seu nome, no canto superior direito), vai aparecer a opção "Dados Bancários". Clicando lá, abaixo de "salvar dados bancários" tem a frase "meu banco não está listado acima". É só clicar e preencher a solicitação de transferência manual para o seu banco. Clique apenas quando quiser pedir a transferência. Lembrando que para esses bancos, há uma cobrança de R$ 6 por transferência (valor esse que pode ser alterado a qualquer momento e sem necessidade de aviso prévio). 

Não sou titular de conta corrente, mas dependente.

Meu familiar/esposo/esposa/parente é titular da conta corrente e eu sou dependente. Como faço?

O nosso sistema financeiro não permite a transferência para contas que não estejam no nome do titular da conta AlmoçoGrátis. O ideal é colocar uma conta corrente que esteja no nome do usuário AlmoçoGrátis, ou mudar o titular da conta AlmoçoGrátis para o mesmo titular da conta favorecida. 

Dígito Verificador como X? Como proceder?

Nos meus dados bancários o dígito verificador é X, como proceder?

Basta colocar X.
Não precisa colocar zero ou deixar em branco. O sistema entende o X sem problemas. 

Minha agência ou conta não tem dígito verificador

Minha agência ou conta corrente não tem dígito verificador, o que fazer?

Se o site pedir um dígito verificador (DV) para a sua conta, é porque ela tem um dígito verificador, mesmo que não seja comum utiliza-los. Tenha em mente que diversos bancos não divulgam os DVs, mas isso não quer dizer que não exista um. 

Os Bancos que não possuem dígito verificador são Santander, Itaú e HSBC.
Todos os outros bancos conveniados possuem dígito verificador.
 

O que sugerimos aos usuários é que busquem na internet o número do DV ou entrem em contato com a sua agência e/ou gerente. 

Em quanto tempo a transferência do $ é concluída?

Quanto tempo demora para o dinheiro ser depositado em minha conta bancária após a solicitação da transferência?

Se for sua primeira solicitação, em até 05 dias úteis. Isso porque o nosso parceiro financeiro IUGU precisa de 05 dias úteis para confirmar os dados indicados. Por favor, veja a pergunta frequente sobre "Transferência Bancária ainda não concluída?" para ver os erros mais comuns na indicação do dado bancário. 

Uma vez validado o dado bancário, as demais transferências ocorrem em aproximadas 48 horas. Caso tenha alguma dúvida ou erro no seu pedido de transferência, entre em contato com a Socorro no socorro@almocogratis.com.br

Transferência Bancária ainda não concluída?

Solicitei a transferência bancária mas ainda não foi concluída, o que aconteceu?

A primeira transferência leva até 05 dias úteis para processamento.
Isso porque nosso parceiro financeiro, a IUGU, precisa confirmar as informações indicadas pelo usuário junto ao banco de destino.

Observe, no entanto, que alguns erros podem acontecer:

  • O usuário indicou algum dado errado (banco, agência, conta corrente/poupança ou CPF)
  • O destinatário da transferência é diferente do titular da conta AlmoçoGrátis
  • Tentativa de transferir para conta conjunta, cujo titular não é o mesmo titular do site AlmoçoGrátis (o sistema recusa)
  • O usuário mudou o CPF cadastrado na AlmoçoGrátis (o que causa uma suspensão temporária para verificação do motivo da alteração)

Dentro deste prazo, verifique se não recebeu nenhum e-mail informando erro na transferência (ele pode estar na sua caixa de entrada ou spam). Caso tenha recebido, no corpo do e-mail é indicado qual foi o erro e você consegue facilmente corrigir acessando o site,  clicando na saudação de boas vindas, na opção "dados bancários". 

Caso o erro persista, entre em contato com a Socorro no socorro@almocogratis.com.br

Porquê AlmoçoGrátis? Seria só para almoço? Não!!

O nome AlmoçoGrátis vem da conhecida frase de Milton Friedman "Não existe almoço grátis", o que não quer dizer que apenas almoços são passíveis de serem avaliados e reembolsados pela AlmoçoGrátis. As instruções dos vouchers darão o entendimento de qual tipo de experiência e para qual tipo de estabelecimento/indústria você terá direito ao reembolso!


 

Preciso imprimir o voucher e levar ao restaurante?

Não, não precisa. O voucher é apenas uma garantia de que teremos o dinheiro para fazer o reembolso da sua alimentação (até o limite do valor do voucher). Lembre-se que quando for ao estabelecimento você, consumidor final, deverá pagar a conta com o seu dinheiro/cartão/ticket alimentação, e nós reembolsaremos o montante correspondente com o valor do voucher reservado - assim que sua avaliação for aprovada (não tiver inconsistências). Não dê dicas para ninguém do restaurante que você está como um avaliador / cliente oculto.


 

É um app? É um site? O que é marketplace?

A AlmoçoGrátis.com.br é um site na internet chamado de marketplace. Marketplace é um local virtual que dá espaço para que negócios aconteçam. Veja a AlmoçoGrátis.com.br como um galpão, no qual cada restaurante possui um stand e o consumidor final é alguém que está transitando de stand para stand, procurando a melhor opção para se alimentar. Somos, portanto, uma aproximação da voz do consumidor com as necessidades de qualidade do restaurante. E, além disso, fazemos esse encontro com base numa metodologia de pesquisa apurada, para que o Estabelecimento Comercial possa entender e ouvir a SUA voz - sem ser identificado e, ainda, tendo o reembolso de seu gasto até o limite do valor do voucher. 


 

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